Benefícios do Morango Para Saúde

Os Benefícios do Morango Para Saúde são variados e importantes para o correto funcionamento do corpo, pois o Morango e rico em muitos nutrientes e possui muitas vitaminas e nutrientes.


Alias, essaé a fruta da morangueira, uma planta herbáceas pertencentes ao gênero Fragaria, família Rosaceae.


De cor vermelha e sabor caracterizado pela mistura de doce e azedo, ele é bastante consumido no Brasil e no mundo, principalmente de junho a setembro nas épocas de safra, em que é mais fácil encontrar o Morango no mercado e com um custo mais acessível.


O Morango é uma fruta de muita aceitação no mercado; ele consegue agradar tanto o paladar, como nossa visão e olfato e fazem sucesso até com as crianças que geralmente são difíceis de convencer a consumir frutas.


Benefícios do Morango


Como já mencionado, o Morango nos oferece propriedades antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo, produzido pelos radicais livres, que são um subproduto natural do metabolismo celular e que têm a capacidade de danificar ou destruir células saudáveis, produzindo ou não danos coronários.


Valor Nutricional do Morango:


Valor Nutricional do Morango


Essa fruta é o um receptáculo floral dos morangueiros; os verdadeiros frutos da planta são os chamados na nomenclatura botânica de aquênios, aqueles “pontinhos” que muitos acreditam ser as sementes. Por conta desses traços tão característicos, foram desenvolvidos aromatizantes de Morango, naturais e artificiais, que são amplamente utilizados pelas indústrias alimentícia, química, farmacêutica e de cosméticos. Sendo assim, veja a seguir algumas das principais razões para consumir mais essa fruta tão deliciosa:


Os 11 Benefícios do Morango Para Saúde


1. Retarda o Envelhecimento


O Morango é rico em nutrientes importantes para evitar o envelhecimento precoce da pele, como as antocianinas, o silício e a vitamina C.


2. Contem Muitas Fibras


Eleé rico em fibras, que são muito importantes para uma digestão saudável. Problemas que podem surgir da falta de fibras incluem constipação e diverticulite – uma inflamação do intestino que afeta cerca de 50% das pessoas com mais de 60 anos.


As fibras presente nessa fruta também podem ajudar no combate a diabetes tipo 2, atrasando a absorção de açúcares, isto é, glicose no sangue. Como resultado, os adultos com diabetes podem desfrutar Morango com moderação na sua dieta.

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3. Melhora a Saúde da Visão


As propriedades antioxidantes do Morango também podem ajudar a prevenir a catarata, que pode levar à cegueira na velhice. Os olhos precisam de vitamina C para serem protegidos da exposição de raios UV nocivos do sol. A vitamina C também desempenha um papel importante no reforço da córnea e da retina do olho.


4. Reduz Inflamações


Os antioxidantes presente nessa fruta pode ajudar a reduzir a inflamação das articulações, que facilitam o desenvolvimento da artrite e também pode levar a doenças cardíacas. O Morango diminui a proteína C-reativa. Essa proteína é um indicador de inflamações nas artérias, então, quanto menores as taxas, menores também os riscos de ter doenças cardiovasculares.


5. Previne Rugas


O poder de vitamina C do Morango é essencial para a produção de colágeno, o que ajuda a melhorar a elasticidade da pele. Perdemos colágeno com a idade, por isso, comer alimentos ricos em vitamina C pode resultar em uma pele mais saudável, com aparência mais jovem.


Benefícios do Morango


6. Melhora o Sistema Nervoso


A ação antioxidante do Morango ajuda a proteger o sistema Nervoso. Os radicais livres também são prejudiciais para o cérebro e os nervos. O estresse oxidativo, isto é, condição em que esses agentes oxidantes superam as defesas antioxidantes do nosso corpo, está associado às doenças como o Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.


Um de seus minerais também tem sido relacionado como benéfico para o cérebro. Por melhorar o fluxo sanguíneo para o órgão, o potássio ajuda a melhorar a função cognitiva, como a memória e a capacidade de concentração.


7. Mantem o Coração Saudável


A cor avermelhada do Morango se deve às antocianinas, substâncias que neutralizam os radicais livres. Estudos mostram que o alto consumo do Morango pode diminuir o risco de ataques cardíacos.


8. Ajuda a Controlar o Peso


Ele é naturalmente baixo em calorias e nível de sódio e açúcar. A coloração vermelha deve-se as antocianinas, que estimulam a queima de gordura armazenada. Coma uma 1,5 xícara de Morango e você terá um lanche que tenha menos de 100 calorias e que seja muito mais saudável do que os lanches pré-embalados.

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9. Fortalece o Sistema Imunológico


O Morango é uma excelente fonte de vitamina C que reforça a imunidade ajudando no processo de cicatrização de feridas, afastando resfriados e absorvendo ferro dos alimentos. E também a vitamina C é um dos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer, uma vez que um sistema imunológico saudável é a melhor defesa do corpo.Benefícios do Morango


10. Ajuda a Controlar a Glicemia


Estudos têm revelado que o seu consumo com certa frequências (no mínimo 2 a 3 porções por semana) ajuda a controlar o nível de glicose no sangue. Em uma pesquisa foram observados os efeitos do consumo de açúcar de mesa sobre o nível de glicemia, quando ingerido isoladamente (5 e 6 colheres de chá) e acompanhado de Morangos frescos (cerca de 150 g). O consumo do açúcar gerou um pico de glicose, mas, quando ingerido concomitantemente com o Morango, houve uma redução do nível de glicemia.


Os pesquisadores sugeriram que os polifenóis do Morango, especialmente o elagitanino, foram os responsáveis por estes resultados. O elagitanino consegue inibir a enzima alfa-amilase, que participa da hidrólise de polissacarídeos em nosso organismo, o que significa que a interrupção da sua atividade reduz a quantidade de glicose a ser lançada no sangue.


11. Promove a Saúde dos Ossos


O Morango contém potássio, vitamina K e magnésio, que são importantes para a saúde dos ossos. Elas promovem o crescimento dos ossos e mantém os ossos em perfeitas condições. Essa fruta é perfeita para crianças em fase de crescimento.

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