Benefícios da Raiz de Valeriana

Os Benefícios da Raiz de Valeriana são muitos e importantes para nossa saúde, pois a Raiz de Valeriana é rica em muitos nutrientes, que são vitais para uma boa saúde. A Raiz de Valeriana é nativa da Europa, embora hoje possa ser encontrada crescendo em áreas selvagens de partes da Ásia e da América do Norte. Também é usado como uma atraente planta de jardim.


Ele contém óleos voláteis, incluindo ácidos valerênicos , sesquiterpenos menos voláteis e valepotriatos (ésteres de ácidos graxos de cadeia curta), que são compostos ativos que se acredita serem responsáveis pela capacidade da Raiz de Valeriana de proporcionar um efeito calmante e restaurador no sistema nervoso central. Tem uma longa história de uso, datando desde o século 2, para tratar insônia e distúrbios nervosos como a ansiedade.


Valeriana


O nome dessa erva vem do verbo latino “valere”, que significa ser forte e saudável. Hipócrates descreveu suas propriedades, enquanto Galeno prescreveu para curar a insônia. A Raiz de Valeriana fitoterápica pode ter sido a primeira droga de epilepsia do mundo, segundo um neurologista australiano.


O Professor Mervyn Eadie, da Universidade de Queensland, examinou evidências históricas e descobriu que a Raiz de Valeriana era usada para controlar convulsões associadas à epilepsia desde o século XVI.


O autor italiano Fabio Colonna mencionou pela primeira vez o uso da Raiz de Valeriana para controlar as convulsões em sua obra botânica Phytobasanos , em 1592 , e até notou que ele a usava para controlar suas próprias convulsões, tomando Raiz de Valeriana em pó várias vezes ao dia.


Os compostos medicinais da Raiz de Valeriana são muitos, incluindo propriedades sedativas, antibacterianas, anti-diuréticas, anticonvulsivas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias.


Muitos especialistas acreditam que é eficaz devido à sua capacidade de elevar os níveis de um composto conhecido como GABA, ou ácido gama-aminoburítico no corpo, já que o GABA regula as células nervosas.


Raiz de Valeriana Comprar


De fato, drogas farmacêuticas comuns projetadas para combater a ansiedade, como Xanax e Valium, funcionam da mesma maneira, mas elevando os níveis de GABA no cérebro. A Raiz de Valeriana oferece um efeito semelhante sem os efeitos colaterais ou qualidades viciantes.


Embora alguns dos usos da Raiz de Valeriana sejam bastante conhecidos, como combater a ansiedade e ajudar a pessoa a ter uma melhor noite de sono, há muitos outros que a maioria das pessoas não conhece. Aqui está um olhar mais atento a todos esses benefícios e por que funciona.


Benefícios da Raiz de Valeriana


Ajuda a Tratar o TDAH


Os efeitos calmantes da rRaiz de Valeriana também podem ajudar a aliviar os sintomas de TDAH, como ansiedade e hiperatividade, e melhorar a concentração, as habilidades de raciocínio, os níveis de energia e a coordenação motora.


Pesquisas descobriram que certas dificuldades de aprendizagem e distúrbios de comportamento são especialmente propensos aos benefícios da Raiz de Valeriana. Nos últimos 20 anos na Europa, a erva tem sido usada para tratar problemas de comportamento de jovens, como hiperatividade e dificuldades de aprendizagem.


Em um estudo realizado na Alemanha , o extrato de valeriana foi fornecido a 120 crianças com uma variedade de problemas comportamentais com resultados impressionantes: três em cada quatro participantes do estudo apresentaram uma melhora após apenas três semanas de uso da erva.


Raiz de Valeriana


Menos Palpitações no Coração


Pesquisas publicadas em Terapias Alternativas e Complementares em 2004 relacionaram diretamente a Raiz de Valeriana a uma menor ocorrência de palpitações cardíacas, que são iniciadas por uma falta de comunicação entre o coração e o cérebro.


Os compostos voláteis na Raiz de Valeriana interagem com os ácidos e óleos no coração para desencadear uma taxa metabólica mais normal e acalmam o comportamento errático do coração e do sistema cardiovascular.


Ajuda a Controlar as Crises Epilépticas


A Raiz de Valeriana, como mencionado anteriormente, pode ajudar a diminuir a frequência de convulsões que ocorrem em pacientes epilépticos, devido às suas propriedades anticonvulsivas e capacidade de proporcionar efeitos sedativos no sistema nervoso.


Acalma a Dor das Cólicas Menstruais e TPM


A natureza calmante da Raiz de Valeriana também a tornou uma planta popular para o tratamento de cólicas menstruais, pois pode reduzir sua gravidade e desconforto – um problema comum para mulheres que têm períodos difíceis todos os meses.

Veja Também:Como a Dieta Cetogênica Pode Impulsionar o Sistema Imunológico!

Ela ajuda porque age como um sedativo natural, bem como um antiespasmódico, o que significa que suprime espasmos musculares, semelhantes a um relaxante muscular. A Raiz de Valeriana acalma as severas contrações do músculo uterino, que é o que causa a dor extrema que muitas mulheres experimentam durante a menstruação, como demonstrou um estudo de 2011 da Universidade Islâmica Azad, no Irã.


Propriedades da Raiz de Valeriana


Outra pesquisa mostrou que a Raiz de Valeriana pode reduzir os sintomas emocionais, físicos e comportamentais da síndrome pré-menstrual, ou TPM, como fadiga, irritabilidade, alterações de humor, ansiedade e sensibilidade mamária.


Reduz a Pressão Arterial


A Raiz de Valeriana não apenas relaxa a mente e o corpo, mas também fortalece os vasos sanguíneos e melhora a elasticidade, bem como reduz a pressão sanguínea para melhorar a saúde do coração, graças aos mesmos compostos ativos que a tornam tão valiosa para controlar o estresse e a ansiedade.


Alivia a Ansiedade


Pela mesma razão, a Raiz de Valeriana ajuda a combater a insônia e outros distúrbios do sono, aumentando a quantidade de GABA no cérebro devido ao seu valerenol e ácido valerênico, pode aliviar a ansiedade, agindo como um medicamento anti-ansiedade, como Valium e Xanax.


Trata Distúrbios do Sono


Como mencionado, a Raiz de Valeriana tem sido usada como auxiliar de sono. Tem sido demonstrado em estudos para aumentar o nível de ácido gama-aminobutírico que ajuda a regular as células nervosas, proporcionando um efeito calmante.


Um estudo de 2000 da Alemanha que comparou as melhorias do sono de dois grupos de pacientes, um que tomou um extrato de valeriana e um que tomou um sedativo prescrito, descobriu que o grupo que usou valeriana teve muito menos efeitos colaterais com tanto alívio.


Para que serve a Raiz de Valeriana


Outra pesquisa da Suécia , conduzida pelo Foellinge Health Center, descobriu que 44% dos pacientes relataram sono perfeito, enquanto 89% relataram melhora no sono ao tomar valeriana e nenhum apresentou efeitos colaterais.


Obter descanso de qualidade, o que geralmente significa 7 a 8 horas de sono por noite, também pode eliminar muitos outros problemas, pois a falta de sono pode levar ao ganho de peso, diminuição do desejo sexual, incapacidade de concentração e maior probabilidade de acidentes. e outras questões.


Ajuda a Controlar o Estresse


Ao diminuir a ansiedade, bem como melhorar a qualidade e a duração do sono, a Raiz de Valeriana pode desempenhar um papel importante no controle dos níveis de estresse. Elevando os níveis de GABA no corpo, ajuda a mente e o corpo a relaxar, fornecendo o antídoto para o estresse.


Pesquisadores da Coreia do Sul que foram publicados na BMC Complementary and Alternative Medicine mostraram que o extrato de Raiz de Valeriana foi capaz de suprimir o estresse psicológico e físico.


Diminui os Sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo


Transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC, pode ter um impacto negativo significativo na qualidade de vida da pessoa. É caracterizada pela necessidade de checar as coisas repetidamente, e por rotina, já que os pacientes geralmente temem que algo ruim aconteça se eles pararem de checar ou não seguirem uma rotina específica.


Chá de Raiz de Valeriana


As compulsões são comportamentos que indivíduos com obsessões demonstram para se aliviar de sua ansiedade, o que é provável porque a Raiz de Valeriana pode ajudar.


Pesquisa publicada em 2011 pela Universidade de Ciências Médicas de Jundishapur avaliou os efeitos da Raiz de Valeriana no TOC. Os especialistas descobriram que a valeriana realmente oferece efeitos positivos para tratar o distúrbio e sem efeitos colaterais.

Veja Também:Nutricionista Explica como Obter Resultados Rápidos com Jejum Intermitente

Trata a Síndrome das Pernas Inquietas


Acredita-se que até 10% da população sofra de síndrome das pernas inquietas , ou RLS, relata o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames .


Ocorre em homens e mulheres e é caracterizada por dor e sensações desconfortáveis ​​nas pernas que provocam a vontade de movê-las. Os dados sugerem que a Raiz de Valeriana, devido à sua capacidade de acalmar e promover um sono melhor, pode beneficiar aqueles com este distúrbio neurológico.


Como a Raiz de Valeriana tem mostrado propriedades sedativas, pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, queriam descobrir se isso poderia ajudar as pessoas com SPI.


Eles pediram aos participantes do estudo que tomassem 800 miligramas de Raiz de Valeriana todos os dias antes de dormir por oito semanas, e descobriram que a melhora significativa dos sintomas, além de aliviar outros problemas resultantes da falta de sono. Os voluntários relataram ter músculos da perna mais relaxados, o que os ajudou a adormecer mais rápido e a permanecer dormindo.


Melhora a Saúde da Pele


Usando o óleo de Raiz de Valeriana, óleo essencial de valeriana, topicamente – mas diluído em um óleo transportador – pode beneficiar significativamente a pele, pois infunde-o com compostos protetores, incluindo antioxidantes, que podem ajudar a prevenir o aparecimento de rugas, além de servir como um antiviral barreira para diminuir o risco de doença. Também pode reduzir o ressecamento, mantendo a pele mais macia.


Aumenta o Poder do Cérebro


A Raiz de Valeriana tem sido anunciada por sua capacidade de aumentar o poder do cérebro e melhorar as habilidades cognitivas, incluindo o aumento do estado de alerta mental e da função cognitiva em pacientes idosos com demência.


Ela ajuda a estimular várias áreas do cérebro, bem como a melhorar a circulação sanguínea, e pode ajudar a proteger a memória e retardar o início da demência ou da doença de Alzheimer.


Como Fazer Chá da Raiz de Valeriana


Agora vamos aprender uma receita de como preparar um chá a partir da Raiz de Valeriana:


Benefícios da Raiz de Valeriana


Ingredientes:



  • 1 colher (chá) de Raiz de Valeriana picada;

  • Água fervente.

Como Fazer:



  • Colocar a água fervente dentro de uma xícara de chá;

  • Acrescentar a Raiz de Valeriana e abafar durante cinco minutos;

  • Após, coar e consumir o chá.

Contraindicações da Valeriana


Não se recomenda o uso para gestantes nem pessoas com sensibilidade excessiva à esta planta. Doses elevadas ou uso prolongado podem gerar situações como: agitação, cefaleia, dispepsias, vertigem, alterações na visão e audição, excitação mental, delírio, reações alérgicas cutâneas, alucinações, torpor, convulsões, morte por parada respiratória.


O uso contínuo pode induzir uma situação conhecida como “valerianismo”, um estado emocional instável. Observamos aqui que, qualquer planta não deve ser usada por tempos longos, de forma ininterrupta.


O que se recomenda é que se use por 7 dias, se alterne com outra, e assim, se reduza a possibilidade de reações adversas ou habituação do organismo. Mas, sempre tenha em conta a sua sensibilidade específica, então experimente começando pelas doses mais leves recomendadas.


Efeitos Colaterais da Valeriana


Tem poucos efeitos colaterais quando comparada com drogas químicas de uso semelhante (por exemplo, diazepam) mas, em alguns casos pode produzir “ressaca” e “crise de abstinência” em alguns pacientes.


É considerada uma erva segura para uso da medicina popular, fitoterapia e suplemento alimentar. A “overdose” de Raiz de Valeriana, de 20 vezes a dose recomendada pode causar sintomas suaves que durarão até 24 horas.

Benefícios da Raiz de Valeriana
Rate this post

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *