«

»

jan 10

Imprimir Post

Moradores de São Cristóvão realizarão sarau para defender território

A exploração da energia eólica e especulação imobiliária vem ameaçando o meio ambiente, causando problemas aos moradores e modificando a paisagem das comunidades de São Cristóvão, Redonda e Morro Pintado. Com o objetivo de alertar, sensibilizar e mobilizar moradores e sociedade em geral na defesa do território e sob a máxima de que “A praia é do povo”, a população que vem se manifestando desde o ano passado, realizará nesta sexta, 13, o Sarau da Resistência a partir das 18h na praça de São Cristóvão. O evento contará com a participação de artistas locais, ambientalistas, projeto SER-TÃO da UERN, Comissão Pastoral da Terra – CPT, associações comunitárias e frequentadores da praia.

A empresa FACENE alega ter adquirido as terras de toda a região em um leilão da antiga empresa Agrícola Dunas. Mizaelly Monteiro, jovem que compõe a diretoria da Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Cristovão – ADESC, que está na organização do evento, relata que a comunidade vem sendo ameaçada pelas vendas irregulares de terras: “estão querendo construir condomínios que vão atingir as dunas, cajueiros e até mesmo as falésias. Além disso, fizeram derrubadas de cercas, de barracos na praia e pertences foram tomados, ameaçando pessoas da comunidade também. Queremos nossos direitos assegurados, não só o direito de morar e a posse dos nossos terrenos, mas a proteção da nossa praia”.

De acordo com Mizaelly, “desde março de 2016 que participamos de audiências, reuniões e o sarau será um momento de reunir a comunidade e uma forma de chamar atenção da sociedade. Não estamos parados. Precisamos de apoio e proteção. Não podemos deixar que cheguem aqui e mudem tudo”.

A programação do Sarau da Resistência será diversificada com música, relatos de moradores da região, palestras, exibição de vídeos, lanche e sorteio de livros. Todos podem e devem participar.

Link permanente para este artigo: http://vozdeareiabranca.com.br/2017/01/moradores-de-sao-cristovao-realizarao-sarau-para-defender-territorio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>