«

»

jan 08

Imprimir Post

Matéria de jornalista italiano em site belga destaca belezas das praias de Areia Branca

Em sua estada na cidade de Areia Branca-RN, o jornalista italiano Henry Borzy escreveu matéria que foi publicada no site BrusselsDiplomatic, jornal online para assuntos diplomáticos e relações internacionais para expatriados em Bruxelas, capital da Bélgica.

O artigo publicado originalmente em língua inglesa que tem tradução nossa, apresenta características peculiares da terra do sal que dispõe de potencial turístico e descreve as particularidades das praias de Ponta do Mel, Redonda e São Cristóvão.

Leia a reportagem:

(Foto: Henry Borzi)

(Foto: Henry Borzi)

Descobrindo as encantadoras praias do Rio Grande do Norte, Brasil

Nosso correspondente Henry Borzi está viajando no Brasil e encantado pela magia das praias de Areia Branca – Rio Grande do Norte, no nordeste do Brasil.

HENRY BORZI – Minha viagem no Brasil a partir do sul, no estado de Santa Catarina, para o Norte do Brasil teve uma estadia agradável no município de Areia Branca, estado do Rio Grande do Norte.

Praias limpas e não contaminadas, paisagens paradisíacas mereciam mais alguns dias de visita. Foi um encantamento para os meus olhos e minha alma.

Areia Branca é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte. Está entre o estuário do Rio Apodi-Mossoró e Ivypanin, que intercede no extremo da cidade e cercada pelo Oceano Atlântico, Areia Branca é caracterizada como uma ilha. Encontra-se a 330 km da capital do estado, Natal, e assim como o próprio nome sugere, a cidade de Areia Branca é conhecida por suas belas areias brancas de imaculadas praias, dunas e falésias, além de uma porção territorial dominada pelo interior que apresenta uma das formações geográficas mais ricas e variáveis do Rio Grande do Norte. Areia Branca também é lembrada por sua produção maciça de sal, o que lhe valeu o título de “Terra do Sal”.

Litoral areia-branquense é destaque em site belga (Foto: Henry Borzi)

Litoral areia-branquense é destaque em site belga (Foto: Henry Borzi)

As praias mais próximas de Ponta do Mel, único lugar onde o sertão (região muito seca) encontra o mar, é uma pequena vila com turismo apenas semanal oriundo da cidade mais rica que é Mossoró. As dunas e o espetacular cânion da rocha vermelha  cercam as praias de areias brancas. Ela realmente parece ser o final de um deserto onde o mar atende uma das terras mais secas do Brasil. A praia de São Cristóvão, ou apenas Cristóvão, como é conhecido é uma praia ideal para quem gosta de tranquilidade. Rodeada de dunas e um paraíso visual, águas quentes e rasas ideal para natação. Para quem gosta de turismo de aventura, é também o lugar ideal, com suas dunas e falésias, uma colina divide a praia em duas águas, uma lagoa lateral rasa e do outro o mar é mais agitado e fundo.

Praia de Ponta do Mel foi um dos locais visitados pelo jornalista (Foto: Henry Borzi)

Praia de Ponta do Mel foi um dos locais visitados pelo jornalista (Foto: Henry Borzi)

A praia de Redonda é tranquila,  de águas calmas, tem belas dunas com areia branca e paisagem perfeita. Esta praia ainda é subutilizada devido à falta de acesso da comunidade. Uma tentativa de abertura entre as dunas foi feita pelos órgãos do município, mas o controle ambiental não permitiu. De qualquer forma, vale a pena explorar e visitar.

Registro pessoal do jornalista nas dunas de Redonda (Foto: Henry Borzi)

Registro pessoal do jornalista nas dunas de Redonda (Foto: Henry Borzi)

Rio Grande do Norte, em referência à foz do Rio Potengi, é um dos estados do Brasil, localizado na região nordeste do país, ocupando a ponta nordeste do continente sul-americano. Devido à sua posição geográfica, o Rio Grande do Norte tem uma importância estratégica. A capital e a maior cidade é Natal. É terra do folclorista Luís da Câmara Cascudo e, de acordo com a NASA, tem o ar mais puro das Américas. Sua área de 410 km de areia, muito sol, palmeiras e lagoas são responsáveis pela fama das praias. Atol das Rocas, a única característica no Oceano Atlântico, é parte do estado.

A principal atividade econômica é o turismo, seguido pela extração de petróleo (o segundo maior produtor do país), a agricultura, fruticultura e extração de minerais, incluindo a produção considerável de sal marinho, entre outras atividades econômicas. O estado é famoso por ter muitas atrações populares, como o maior cajueiro do mundo, as dunas e os dromedários de Genipabu, as famosas praias de Ponta Negra, de Maracajaú e Pipa, o Carnatal a maior carnaval fora de época no Brasil, o Forte dos Reis Magos é uma fortaleza do século XVI, as colinas e as montanas de Martins, o Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país, e várias outras atrações. O estado também é o mais próximo do arquipélago de Fernando de Noronha.

Matéria originalmente publicada no link: http://brusselsdiplomatic.com/2015/01/07/discovering-the-enchanting-beaches-of-rio-grande-do-norte-brazil/
Tradução: Carlos Júnior – Voz de Areia Branca

Link permanente para este artigo: http://vozdeareiabranca.com.br/2015/01/08/materia-de-jornalista-italiano-em-site-belga-destaca-belezas-das-praias-de-areia-branca/

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Rodrigo Cézar

    Belezas temos, mas não cuidamos.
    Não adianta falar que a cidade está abandonada apenas por esta administração, pois temos que lembrar que também há 4 anos atrás estava-mos do mesmo jeito, a mais de 4 anos atrás, também.
    Não quero aqui isentar culpa de “A” ou “B” não.
    mas na nossa cidade só passam prefeitos sem comprometimento algum pela cidade, só visam o R$

  2. Lais

    Comparar a administração anterior (Souza), com a administração atual, é particularmente RIDÍCULO. Deve ser um bicudo recalcado que só tem votado para perder.

  3. aderson

    É VERDADE, O PODER PUBLICO DESDE O INICIO SÓ VIZAM OS INTERESSES PROPRIOS FAMILIARES E DOS GRUPINHOS. QUERO AQUI SÓ FALAR DA PRAIA DE BAIXA GRANDE QUE EU FREQUENTO MUITO E QUE NAMINHA OPNIAO É UMA DAS PRAIAS MAIS VISITADAS NO VERAO. MAIS É UMA PRAIA ESQUECIDA PELOS PODERES PUBLICOS ANTERIORES E ATUA DEVERIA TER UM CAUÇADAO E CAUÇAMENTOS POR EXEMPLO.

  4. aderson

    QUADO EU FALO ANTERIORES EU ME REFIRO A TODOS PQ NENHUM PRESTA. EU PREFIRO PERDER MEU VOTO NUMA ELEIÇAO DOQUE SER RESPONSAVÉL POR ELEGER UM POLITICO INCOMPETENTE.

  5. OBSERVADOR DO POVO

    Como pode uma pessoal que vem com o seu desejo de ajudar a nossa cidade, falar, mostrar e compartilhar, faz uma bela reportagem de AREIA BRANCA e essas pessoas ficam preocupado com anterio ou atual administrador;

    Na verdade a cidade precisa sim, de uma pessoa que seja IMPAR

  6. OBSERVADOR DO POVO

    Como pode uma pessoal que vem com o seu desejo de ajudar a nossa cidade, falar, mostrar e compartilhar, faz uma bela reportagem de AREIA BRANCA e essas pessoas ficam preocupado com anterio ou atual administrador;

    Na verdade a cidade precisa sim, de uma pessoa que seja IMPAR, fora do ambiente uma pessoa jovem que veja o futuro, não o carnaval de 2015, mas sim a Festa de Agosto, as festas de fim de ano e o grande Carnval de Areia Branca, com anos a frente das demais cidade, que acredite no turismo, porque nossa em cidade existe tudo que essas praias famosas, temos tudos, só basta olhar diferente para coisas da nossa CIDADE;

    BICUDO OU BACURAU!!!
    Eu, você e os areiabranquenses é quem perdem,

    “TURISMO” vem junto com ele melhor INFRAESTRUTURA, SANEAMENTO BÁSICO, SEGURANÇA, SAÚDE, DESENVOLVIMENTO CULTURAL E MUITAS OUTRAS COISAS;

    NADA É TÃO BOM QUE NÃO POSSA MELHORAR,
    MAS NADA É TÃO RUIM, QUE NÃO POSSA PIORAR.

  7. Areia Branca

    Rapaz, sendo imparcial e não querendo puxar sardinha pra ninguém, Areia Branca vive seus piores momentos. Não só aqui mas em outros lugares, prefeitos e vereadores (eleitos para o bem do povo) só procuram interesses pessoais, deixando as necessidades do povo de lado. Tanto faz se são “bacurais” ou “bicudos”, não podemos fugir da verdade: nossa cidade sempre foi mal administrada. Verdade é que vez em quando algo melhora aqui, mas no geral pense num povo pra sofrer – o nosso. Sem ser pessimista isso vai sempre continuar, pois não sabemos eleger nossos representantes e eles se aproveitam na nossa boa fé. Bonito ver Areia Branca no cenário mundial, mas a fotos não mostram a realidade da cidade. Turismo é bom, mas não podemos esquecer dos cuidados necessários para que ele ganhe força, tipo uma cidade bonita, limpa e bem cuidada, sem falar de pessoas preparadas para conduzir o turista. Aliás, diga-se de passagem, não temos turismo aqui – o que é uma grande pena. Ou eu tou errado?

  8. Ações Areia Branca

    Areia Branca, só vai ter uma pessoa IMPAR quando essa, não se envolver com bacurau ou bicudo ou seja NUNCA, infelizmente. outra questão é sobre o turismo, OS DONOS DE BARES da praia de upanema só esperam pela Prefeitura, eles não se movimentam em colocar uma musica ao vivo, sem falar da baixa grande que precisa de uma infraestrutura descente mim sinto envergonhado quando vejo caros com pessoas descendo da balça vindo de outros lugares para conhecer nossas praias. Só lembrando tanto faz bacurau ou bicudo não mim soma não mim faz diferenca.

  9. Maricia Bartz

    Esteve em mi9nha casa, segurou minha filha e nao fez um baluaé porq sera? é obvio q interreces políticos tem por tras disso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>