«

»

out 30

Imprimir Post

Artigo: Paulistas agora sabem o que é vender voto

Carro pipa.Qual a imagem que isso representa? Geralmente tá associado a imagem da seca no Nordeste, com aquela paisagem árida, galhos e chão ressequidos, carcaça de gado morto no chão… e um montão de gente correndo atrás de um carro pipa com baldes e vasilhas na cabeça querendo apanhar um pouquinho daquela água. Sim, é a imagem da seca, principalmente na visão dos paulistas.

E há muito muito tempo eles vem alimentando uma visão de que o nordestino não sabe votar e vive trocando seu voto por favores aos políticos, principalmente quando a questão é a falta d´água. E olhe que essa questão da seca no Nordeste não é esporádica não. Por uma questão da natureza, há momentos de anos seguidos de seca como estamos vivenciando ultimamente, sem contar que o nordestino vem enfrentando-a há séculos. E alguns só deixam o seu querido torrão quando não dá mesmo, já nas últimas.

Agora mesmo, recentemente, por uma ironia do destino, sei lá, olha que os paulistas estão vivendo, digamos assim, uma sequinha… já que por anos e anos a fio não tinham nem noção do que isso significa, pois viviam em mais crise de cheias e inundações do que por falta de água.

Mas olha que neste ano, em plena eleição, eis que a chuva não veio e o maior reservatório que abastece a capital está secando, já tá quase na lama. E imagino o desespero que tá tomando conta dessa gente. E ao que parece, a cena do carro pipa agora passa a ser bastante comum, rotineira, em muitas cidades do estado de São Paulo, ávidos por umas gotinhas de água.

E aí fico a imaginar: será que alguns dos deputados estaduais ou federais desse estado, não foram eleitos agora no primeiro turno das eleições no dia 05 de outubro de 2014, justamente por oferecem algum tipo de ajuda como um carro pipa para levar água para essas pessoas?

Será que agora, com essa sequinha que estão passando aí, os paulistas já aprenderam a trocar o voto por algum favor, como água para suas famílias?

Pois é, claro que existia essa prática no Nordeste e ainda há sim, mas isso tá acabando. O curioso é que é justamente os paulistas, que tanto discriminavam e combatiam isso, agora estão aderindo a essa tipo de prática.

Talvez agora, sentindo na pele o que significa passar por uma necessidade extrema sem ter condições de resolver sozinho, tendo que apelar para favores a políticos para ter um pouco de água, por exemplo, os paulistas comecem a repensar o que sempre pensaram sobre os nordestinos.

Não desejo nada de ruim pra vocês. Tomara que as chuvas venham logo para aliviar esse sufoco que estão passando aí. Agora só espero mesmo que, a partir dessa experiência, pense e repense bem antes de dizer qualquer besteira sobre os nordestinos.

Professor Gilson de Souza

Link permanente para este artigo: http://vozdeareiabranca.com.br/2014/10/30/paulistas-agora-sabem-o-que-e-vender-voto/

1 comentário

  1. Evilazio Melo

    Este é meu companheiro de trabalho. Sempre um analista do sistema. Muito Bom esse artigo. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>